Recursos da tecnologia que aumentam a conversão de alunos

Descubra quais recursos da tecnologia aumentam a conversão de alunos e capte mais neste semestre.

Se você tem o objetivo de atingir os alunos da nova geração na sua instituição de ensino, precisa contar com o apoio de recursos de tecnologia. Os estudantes atuais estão cada vez mais conectados. Por isso, realizar o processo de inscrições da maneira antiga apenas afastará os interessados da sua escola.

Mas afinal de contas, como usar os recursos de tecnologia de maneira inteligente na sua instituição? Neste artigo, trouxemos algumas dicas de como atingir o seu potencial estudante de maneira digital. Confira e veja a conversão de alunos aumentando na sua escola.

Como usar a tecnologia a seu favor para conseguir mais alunos

Algumas ações básicas, que podem ser executadas pelo seu time de vendas e marketing, garantem que o ingresso dos seus alunos seja maior. A seguir, separamos as principais:

recursos da tecnologia que aumentam a conversão

Segmentar o público

Antes de pensar em qualquer estratégia ou recursos de tecnologia que podem ser aplicados na sua instituição, você deve segmentar o seu público. Pensar em ações sem ter o consumidor final em mente faz com que a sua escola/universidade mire na direção errada. O resultado são gastos desnecessários e baixo número de inscritos nas suas aulas.

Um maneira de começar a segmentar o seu público é criando personas de quais seriam os seus alunos ideais. Esses perfis nada mais são do que um documento com as características desse aluno. Anote dados como qual é a idade, classe social, interesses principais, cidade de residência, etc.

Ter essas informações com clareza vai te ajudar a construir conteúdos relevantes para os seus canais de comunicação. Além disso, também permite que vocês criem anúncios mais segmentados na internet.

Crie conteúdos relevantes

Uma outra ação que a sua instituição de ensino pode realizar é a criação de conteúdos interessantes e que chamem a atenção dos potenciais alunos. Pode ser blogposts, postagens em redes sociais, vídeos, etc.

Os materiais ricos, que podem ser baixados, também são excelentes para atrair potenciais alunos. Com o auxílio de recursos da tecnologia, é possível criar landing pages para esses conteúdos, e depois nutrir esses interessados, por meio de fluxo de emails.

Landing Page efetiva

Além de contar com landing pages para captar o contato dos seus alunos, você também pode utilizar páginas desse tipo para chamar a atenção dos estudantes para cursos específicos.

Esse tipo de página merece uma atenção especial. Diferente do seu site, que conta com uma série de informações e estímulos distintos, a landing page deve cumprir um objetivo específico (neste caso, facilitar o ingresso dos alunos na sua instituição).

Para isso, elas precisam ter uma UX bem construída, trazendo apenas as informações necessárias para que o aluno sinta-se confortável para dar mais um passo em direção à matrícula.

O bom é que você não precisa contar com um time dedicado apenas a isso na sua instituição. Com o apoio de recursos da tecnologia você consegue criar landing pages efetivas para cada um dos seus cursos, com poucos passos.

Tire todas as fricções desnecessárias

Para garantir que o interessado nos seus cursos se inscreva com rapidez, é fundamental tirar todas as fricções desnecessárias do processo de matrícula. Algumas universidades, por exemplo, ainda pedem para os alunos irem até a instituição para entregar documentos, assinar contratos, etc. Isso gera um desgaste para o aluno.

O ideal, é simplificar ao máximo a vida do potencial aluno! Para isso, tenha claro quais são exatamente as informações de que você precisa. Quanto menos fricção, mais fácil para a pessoa se inscrever (evite questionários enormes, assinaturas em cartório, cópias autenticadas, etc).

Existe uma série de recursos da tecnologia que você pode utilizar para diminuir essas fricções, realizando assinaturas online e formulários inteligentes. Dessa maneira, o interessado não tem desculpa para não realizar o processo.

Tenha um funil de conversão

Em pleno 2019, é impossível falar sobre matrícula e prospecção de novos alunos sem pensar em um funil de conversão. O funil de conversão é fundamental para esse processo, visto que ele mostra quantos alunos se interessam e quantos de fato se matriculam.

É muito importante acompanhar em que fase do funil cada um dos alunos está. Ao ter essa noção, é possível criar ações estratégicas para que ele avance para a matrícula em si.

Com ele, você pode ter uma noção básica de quanto precisa investir em anúncios, por exemplo, para ter uma quantidade X de interessados, que depois vão tornar-se alunos de fato.

Você pode fazer esse funil de conversão manualmente. Porém, com o auxílio de recursos da tecnologia como a EngagED, por exemplo, é possível acompanhar de perto e com facilidade onde o futuro aluno está no processo. Ao ter essa informação em mãos, é interessante a criação de ações para fazer com que ele converta, como: encaminhar SMS, e-mail, ou até contar com alguém do time entrando em contato por telefone.

Acompanhe as métricas de perto

Os recursos da tecnologia estão aí. Portanto, cabe a você utilizar de maneira inteligente os dados e informações fornecidos pelas plataformas. Existem algumas métricas específicas que devem ser acompanhadas  — e constantemente melhoradas — para o sucesso da sua instituição. São elas:

1- ROI (retorno sobre o investimento)

Essa métrica demonstra quanto que a sua instituição ganhou a partir dos investimentos com mídia paga. Ter esse valor é fundamental para saber quais são as ações digitais que mais trazem alunos inscritos.

2- CAC (custo de aquisição de clientes)

Como o nome já diz, essa métrica te mostra quanto a sua escola está investindo para conseguir atrair um aluno. É importante analisar esse dado para ver quanto que as suas ações custam e se elas realmente trazem um retorno efetivo.

2- LTV (Lifetime value)

Essa métrica traz uma estimativa de quanto de receita e lucro o potencial aluno vai te trazer. Ela está diretamente alinhada ao CAC.

Quais recursos da tecnologia utilizar para aumentar a conversão de alunos

Você percebeu como é preciso prestar atenção numa série de detalhes para atingir os seus potenciais alunos com eficiência? Apesar de exigir um acompanhamento detalhado, esse processo pode ser simples, visto que existe uma série de recursos da tecnologia disponíveis para facilitar a vida dos gestores de instituições de ensino.

Um deles, que é fundamental para as escolas e universidades que querem facilitar o processo de matrícula e inscrição dos seus alunos, é a EngagED. Essa ferramenta oferece todos os recursos necessários para que a escola consiga atingir os potenciais alunos e atender todas as suas necessidades durante o processo de inscrição.

Com a EngagED, a instituição de ensino consegue criar landing pages customizadas com autonomia. Isso permite que cada curso tenha a sua própria página, com as características fundamentais para convencer a persona interessada naquele conteúdo. Isso facilita toda a criação de anúncios segmentados, aumentando a conversão dos alunos.

Por ser uma plataforma criada especialmente para quem lida com educação, a EngagED conta com formulários de matrícula que levam em consideração as informações necessárias para esse processo. Isso retira fricções desnecessárias, que podem fazer com que o potencial estudante desista da inscrição.

A EngagED também permite a criação de funil de conversão, permitindo que os gestores consigam acompanhar de perto como anda a área de vendas.

Quer saber mais sobre a EngagED? Então acesse este link e agende uma demonstração personalizada para a sua instituição.

Conclusão

A tecnologia atual permite que as instituições de ensino melhorem os seus processos de matrícula e criem estratégias para atingir os potenciais alunos de maneira mais efetiva. Para isso, é fundamental entender a fundo o perfil do estudante que pode se interessar pelos cursos. Além disso, também é importante criar ações de marketing digital para alcançá-lo com sucesso (e acompanhar de perto métricas que mostram o resultado dessas ações).

Os recursos tecnológicos disponíveis no mercado, como a EngagED, por exemplo, facilitam todo esse processo. Dessa maneira, tanto o time de marketing e vendas, como os gestores e potenciais alunos saem ganhando.

O que você achou deste conteúdo?

Muito RuimRuimRegularBomMuito Bom (média: 5,00)
Loading...

Sérgio Fiuza

View posts by Sérgio Fiuza
Sérgio é VP de Mercado da Quero Educação, startup que já inclui mais de 300 mil estudantes no ensino superior brasileiro por meio da concessão de bolsas de estudo. Além disso, construiu também carreira acadêmica, atuando como professor na Fundação Dom Cabral e Fundação Getúlio Vargas, além de participar de projetos no MIT e na Michigan State University.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top
[números e fatos]
[números e fatos]