Por que é tão importante calcular a projeção de demanda futura de uma IES?

Entenda a importância de analisar os dados e obter a projeção de demanda futura em uma instituição de ensino.

Com as rápidas e constantes transformações da era da informação, cada vez mais se faz necessário utilizar tecnologias e métodos de análise dos dados para uma tomada de decisões estratégica.

Entre as instituições de ensino superior, não é diferente. No mercado educacional, como em qualquer outro, o cenário apresenta riscos e incertezas. Por isso, é preciso estar sempre atento aos números externos e internos.

Existem diversos indicadores que devem ser monitorados constantemente para guiar suas estratégias. Entre eles, estão os dados referentes à demanda.

Saber quantos alunos serão recebidos em uma IES pode parecer algo muito complexo. No entanto, analisar indicadores e fazer projeções de demanda é essencial para fazer um planejamento eficiente.

Entendendo como se dará a procura por vagas de sua IES no próximo semestre ou ano, torna-se mais fácil fixar metas realistas de captação e evitar prejuízos com turmas que não fecharão.

É importante ressaltar que, durante essa análise, que requer a observação de diversos dados de sua instituição de ensino, você pode contar com a ajuda de um especialista em inteligência educacional da Quero Educação.

Para auxiliar você a compreender como funciona o cálculo da projeção de demanda, vamos tratar das seguintes questões:

  • O que é projeção de demanda futura;
  • Qual a importância de analisar a projeção de demanda;
  • Como é possível entender melhor a sua IES por meio de números.

O que é projeção de demanda futura e qual a sua importância?

A projeção da demanda, como o próprio nome sugere, é uma previsão da demanda futura de uma organização. Em uma instituição de ensino, refere-se ao processo de antecipar o nível futuro de procura pelos cursos.

Por meio dessa projeção, é possível tomar decisões mais precisas sobre preços e possibilidades de expansão, bem como antever riscos. Além disso, ela ajuda na elaboração do planejamento estratégico, tático e operacional de uma IES para os próximos períodos.

Baseando-se em dados do censo escolar, idade média de ingresso e outros fatores, como dados históricos e tendências do mercado, é possível apresentar possíveis leads de uma demanda futura ocasionada pela formação no ensino médio. Isso ajudará sua IES a:

  • Identificar a quantidade de possíveis alunos;
  • Planejar os tamanhos das turmas e os cursos que serão oferecidos;
  • Definir a precificação dos cursos;
  • Fazer projeções financeiras e definir orçamentos;
  • Planejar estratégias de marketing.

Com isso, será possível tomar decisões estratégicas muito mais acertadas, evitando prejuízos com uma oferta demasiada de vagas, otimizando investimentos e melhorando os resultados de sua equipe – o que, certamente, fará sua instituição estar um passo à frente de suas concorrentes.

Por que é importante contar com o auxílio de um analista?

Como você já deve ter percebido, a projeção de demanda futura depende da análise de diferentes dados. No entanto, para gestores de IES, que já lidam diariamente com diversas tarefas, pode ser um desafio conseguir captar, monitorar e analisar esses dados.

Por isso, é interessante contar com o auxílio de profissionais especializados para que essas informações sejam coletadas e interpretadas corretamente, de modo que possam, de fato, ajudar a fazer previsões e contribuir para o sucesso da IES.

É possível contratar, por exemplo, cientistas de dados, que observam dados históricos com o objetivo de prever o que pode acontecer, bem como analistas de inteligência de mercado, que realizam mapeamentos e estudos de mercado para identificar riscos e oportunidades de negócios. Também existem consultorias especializadas que prestam esse tipo de serviço.

Contar com estratégias para a interpretação e análise de dados históricos e do setor, bem como profissionais com perfil analítico, certamente ajudará a fazer uma projeção de demanda correta para guiar suas estratégias futuras.

Como a análise de dados pode ajudar a entender sua IES?

Para que você possa entender sua situação atual e descobrir qual é a forma mais adequada de planejar suas estratégias, é preciso acompanhar indicadores do setor e métricas de desempenho dos processos da organização, cruzando o máximo de informações possível.

Com uma boa analise dos indicadores internos e externos, é possível obter diversas vantagens, como:

  • Estratégias mais eficientes: identificando as principais necessidades e desejos dos estudantes, bem como suas críticas com relação aos concorrentes, é possível criar estratégias para a captaçãoe a retenção de alunos. Além disso, pode-se melhorar o atendimento, garantindo a satisfação desses estudantes.
  • Identificação de possíveis melhorias:a análise de dados ajuda os gestores de IES a identificar elementos que são gargalos no negócio. Assim, é possível aplicar melhorias nesses pontos e maximizar os resultados.
  • Visão mais realista do mercado: o setor educacional passa por diversas mudanças, e sua IES precisa estar atenta às ameaças e oportunidades que surgem. Com uma análise constante dos indicadores do mercado, é possível ter uma visão realista e evitar decisões equivocadas.
  • Antecipação de tendências: analisar os indicadores do mercado educacional no Brasil, bem como os concorrentes e o público-alvo, possibilita a antecipação de tendênciase o desenvolvimento de estratégias inovadoras que farão com que sua IES obtenha vantagem competitiva.

Para colocar essas análises em prática na sua IES, você deve contar com:

Dessa forma, será possível obter insights e tomar as decisões certas para o futuro do seu negócio.

Para lembrar

Se você chegou até aqui, já sabe qual a importância de analisar dados e como é possível realizar uma projeção de demanda futura de uma IES. Vamos, então, relembrar os pontos principais do texto?

  • Diante do cenário atual, repleto de riscos e incertezas, torna-se necessário fazer análises preditivas para guiar as tomadas de decisão;
  • A previsão de demanda futura ajuda a saber qual será a procura pelos cursos de sua IES, auxiliando em diversas estratégias;
  • Contar com a ajuda de analistas torna mais fácil monitorar corretamente os dados, obter insightse fazer projeções adequadas;
  • Com uma boa análise de dados, sua IES pode tomar decisões inteligentes e obter vantagem competitiva.

Este conteúdo foi útil para você? Se quiser saber mais sobre inteligência educacional, acesse esta página e preencha o formulário. Dessa forma, um de nossos especialistas entrará em contato mostrando como podemos ajudar a melhorar os resultados de sua IES.

O que você achou deste conteúdo?

Muito RuimRuimRegularBomMuito Bom (média: 5,00)
Loading...

Pedro Balerine

View posts by Pedro Balerine
Pedro é Diretor de Inteligência Educacional da Quero Educação, startup que já inclui mais de 300 mil estudantes no ensino superior brasileiro por meio da concessão de bolsas de estudo. Além disso, construiu carreira no mercado financeiro e inteligencia educacional, atuando como Business Analyst no grupo Citi e Market Intelligence no grupo Kroton.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top
[números e fatos]
[números e fatos]