Por que a definição de personas é tão importante para uma IES?

Entenda a importância de analisar o perfil de seus alunos e identificar suas personas para melhorar os resultados de sua IES.

Nas últimas décadas, o Brasil presenciou um aumento expressivo no número de instituições de ensino superior privadas, ocasionado principalmente por mudanças na legislação. De acordo com o Censo da Educação Superior, em 2017 já havia 2.152 IES privadas – 41 a mais do que no ano anterior.

Com novas instituições de ensino surgindo, o mercado educacional vem apresentando um aumento na competitividade e trazendo consigo novos desafios para os gestores de IES.

Um deles é conseguir captar alunos e lotar turmas. Além disso, nesse momento de instabilidade econômica que o Brasil enfrenta, com altas taxas de desemprego, é preciso pensar em estratégias para combater a evasão de estudantes e diminuir as taxas de inadimplência.

Isso tudo só é possível quando há um conhecimento aprofundado de indicadores do setor e de dados da própria instituição – e, para isso, pode ser muito útil contar com a ajuda de um especialista em inteligência educacional, como os da Quero Educação.

Entre essas informações que sua IES deve monitorar para auxiliar na tomada de decisões, incluem-se o comportamento e as características dos alunos.

Conhecer o perfil dos estudantes é essencial para planejar estratégias eficientes e conseguir se destacar frente aos concorrentes, pois através dessa análise é possível criar suas personas, ou seja, representações fictícias de um cliente (aluno) ideal.

Para definir uma persona de forma precisa, não basta fazer suposições e descrever seu público de forma abrangente – é preciso fazer pesquisas e análises para que esse perfil conte com informações relevantes baseadas em dados reais de alunos de sua IES.

Para ajudar você a entender melhor a importância de analisar dados e definir personas, vamos abordar as seguintes questões:

  • Por que é importante definir personas;
  • Como criar uma persona para sua IES;
  • Qual a importância de analisar os dados em uma IES.

Por que é importante definir personas?

Persona, como vimos, é a representação semifictícia do seu aluno ideal, feita com base em informações reais sobre as características dos estudantes de sua IES. É um personagem que representa o perfil de seus alunos atuais e potenciais. Podem ser criadas diferentes personas, pois há vários perfis em uma mesma faculdade.

A definição de personas é uma das chaves de sucesso para qualquer IES. Isso porque ela ajuda a compreender quem são verdadeiramente os seus alunos e quais são seus desejos e necessidades. Assim, é possível traçar estratégias mais direcionadas e eficientes, alcançando melhores resultados.

Alguns dos benefícios que o estudo do perfil de seus estudantes e a criação de personas podem proporcionar são:

  • Possibilidade de oferecer um atendimento de qualidade aos alunos que supere as suas expectativas, baseado em informações reais do perfil dos estudantes. Além disso, sabendo os canais mais utilizados pelos alunos, é possível diversificar as formas de atendimento.
  • Desenvolvimento de estratégias de marketing educacionalcapazes de potencializar os resultados da sua IES por meio da criação de discursos personalizados para as suas personas, de modo a conduzir os potenciais alunos à matrícula, aumentando as taxas de captação.
  • Segmentação dos seus potenciais alunos, o que permite a criação de conteúdos mais direcionados que realmente atendam às necessidades, dores e desejos dos diferentes perfis de estudantes que você deseja alcançar.
  • Possibilidade de desenvolver estratégias eficientes para a diminuição das taxas de inadimplência, uma vez que se torna possível entender os principais motivos pelos quais os alunos deixam de pagar a mensalidade. Assim, sua IES pode criar meios de estimular o pagamento nas datas certas.
  • Compreensão dos diferentes perfis de alunos e suas dificuldades, o que permite oferecer tratamento diferenciado para cada um ao longo do curso. Entender, por exemplo, quais são os principais motivos de evasão ajuda a criar estratégias de retenção para manter os alunos em sua IES.

Viu só como a definição de personas tem um papel essencial para o sucesso de sua IES, contribuindo para o direcionamento de estratégias de captação, retenção e fidelização dos estudantes? Para saber como é possível criar suas personas, continue conosco.

Como criar uma persona para sua IES?

Existem diversas formas de se construir personas. É possível criá-las por meio do levantamento de informações com sua equipe de funcionários, da análise de dados presentes nos seus sistemas de informação e da realização de grupos focais com alunos.

Também é possível fazer entrevistas em profundidade com alunos e ex-alunos de sua IES, fazendo perguntas que estimulem a reflexão para que seja possível obter informações mais precisas e detalhadas.

Tendo em mãos as informações levantadas, o próximo passo é processá-las e organizá-las a fim de construir, de fato, uma persona.

Para isso, você deve criar um perfil do estudante que deseja trazer para a IES, dando um nome, escolhendo uma foto que o represente e fazendo uma descrição que aborde não somente dados demográficos, mas objetivos, desejos, dificuldades e o que ele procura em uma faculdade.

Qual a importância de analisar os dados de sua instituição?

Como vimos, a definição de personas não é feita com base em “achismos”, mas depende da análise de informações sobre o perfil e o comportamento de seus alunos, o que permite criar estratégias alinhadas com as necessidades do seu público.

Da mesma forma, muitas outras questões importantes na gestão de uma IES dependem da análise de indicadores, tanto externos quanto internos. Isso ajuda a tomar decisões mais acertadas, obter retorno financeiro e se destacar frente à concorrência.

Por isso, é importante contar com métodos e softwares de obtenção e análise dos diferentes dados da IES, como as taxas de captação, métricas de marketing, indicadores financeiros e de satisfação. Também é necessário consultar fontes de dados secundários sobre o mercado educacional.

No entanto, de nada adianta ter inúmeros dados à disposição, mas não saber como interpretá-los ou organizá-los da forma certa. Por isso, sua IES pode contar com o auxílio de especialistas em inteligência de mercado, que podem ajudar a obter e analisar dados importantes para entender a situação atual e até mesmo prever o que pode acontecer em sua instituição de ensino.

Com uma análise de dados eficiente, sua IES conseguirá acompanhar as tendências do mercado, identificar oportunidades e se preparar para as ameaças que podem surgir no setor.

Para lembrar

Se você chegou até aqui, já sabe como é importante analisar os dados dos estudantes de sua IES para obter melhores resultados. Relembre, agora, alguns dos principais pontos do artigo:

  • Conhecer o perfil dos estudantes é essencial para planejar estratégias alinhadas com as necessidades e desejos do seu público;
  • A criação de personas permite otimizar os investimentos em captação, permitindo a criação de conteúdos direcionados aos perfis dos alunos ideais;
  • Entendendo as dificuldades e motivações dos alunos, torna-se possível elaborar estratégias eficientes para a retenção e a diminuição da inadimplência;
  • A análise de dados é fundamental para auxiliar na tomada de decisões em uma IES.

E então, gostou deste conteúdo sobre a importância da definição de personas? Se quiser saber mais sobre como é possível melhorar os resultados de sua instituição de ensino, basta acessar esta página e preencher o formulário para que um de nossos especialistas entre em contato.

O que você achou deste conteúdo?

Muito RuimRuimRegularBomMuito Bom (média: 5,00)
Loading...

Pedro Balerine

View posts by Pedro Balerine
Pedro é Diretor de Inteligência Educacional da Quero Educação, startup que já inclui mais de 300 mil estudantes no ensino superior brasileiro por meio da concessão de bolsas de estudo. Além disso, construiu carreira no mercado financeiro e inteligencia educacional, atuando como Business Analyst no grupo Citi e Market Intelligence no grupo Kroton.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top
[números e fatos]
[números e fatos]