Marketing de afiliados para potencializar a captação de alunos

Saiba como o Marketing de Afiliados pode aumentar o número de matrículas em sua Instituição de Ensino.

O Marketing de Afiliados tem se mostrado uma tendência extremamente importante para a realização de um link building de sucesso. Através dele, é possível obter um melhor posicionamento no Google, melhorar o branding da marca e possibilitar melhor segmentação de público. Para as instituições de ensino, essa é uma opção barata e eficaz de Marketing. Entenda o que é e como trabalhar com o Marketing de Afiliados para potencializar a captação de alunos.

 

 

O que é o Marketing de Afiliados?

O Marketing de Afiliados é uma tipo de parceria comercial. A relação consiste na divulgação de um produto ou serviço através do afiliado em troca de uma comissão, que pode ser mensurada pelo número de vendas realizadas, cliques em links, ou alguma outra ação pontual.

É uma ferramenta de publicidade de baixo custo muito utilizada no Marketing Digital, pois esse modelo de negócio funciona muito bem no ambiente online. Para quem trabalha com e-commerce, é uma ótima estratégia para divulgar os produtos, atrair leads e aumentar o número de conversão.

 

marketing de afiliados

 

Esse modelo de parceria tem aumentado exponencialmente, pois gera bons resultados para ambos os lados. Além da divulgação dos produtos, serviços e da própria marca, essa estratégia de marketing cria tráfego entre as páginas, atrai públicos, alcança novos nichos de mercado e melhora a avaliação de conteúdo no ranking de pesquisa online.

Para saber mais sobre o posicionamento de seu site nos mecanismos de pesquisa, indicamos a leitura desse artigo: Como ranquear sua IES no Google.

 

 

De acordo com Michael Douglas Rosendo da Silva, gerente de mercado da Quero Educação, existem dois tipos de afiliados: autoridade e arbitrário.

  • O afiliado autoridade é aquele que está inserido no seu nicho mercadológico. Ele possui know-how e audiência relevante para o seu tipo de serviço. Ao apresentar o seu produto, irá gerar significativa troca de acessos e potencial conversão de leads.
  • Já o parceiro arbitrário, por não estar necessariamente no mesmo nicho de mercado, irá divulgar sua instituição de ensino para uma audiência diferente daquela que você já tem. A parceria com afiliados arbitrários é uma estratégia para alcançar e atrair um público diferente.

 

Por quê o Marketing de Afiliados é importante para a Instituição de Ensino?

 

Para uma Instituição de Ensino, o Marketing de Afiliados é uma estratégia com muito potencial para aumentar a captação de alunos e, consequentemente, o número de matrículas – além de divulgação da empresa e valorização da marca.

O perfil dos estudantes que desejam ingressar em uma faculdade é aquele conectado, que consome informações na internet. Além de notícias e entretenimento, esse público busca conteúdos educacionais que o ajudarão no vestibular e informações sobre cursos e faculdades que possam lhe auxiliar na tomada de decisão.

Reconhecendo o perfil da atual geração, é importante – e até necessário – que as instituições acompanhem essa cultura da conectividade. Uma campanha nas redes sociais pode gerar muito mais impacto positivo que as tradicionais, e quanto mais presente nos espaços online, mais reconhecida será a instituição.

 

Como o Marketing de Afiliados pode proporcionar resultados positivos para a captação de alunos?

 

Ao acessar algum site ou blog afiliado e se deparar com conteúdos de sua instituição de ensino, o estudante é estimulado a entrar em sua página, buscar informações sobre a faculdade e solicitar um atendimento ou agendar visita. Basicamente, esse é o uso do Marketing de Afiliados para potencializar a captação de alunos e otimizar o funil de vendas de seu negócio.

As parcerias com afiliados podem ser bem diversas. Além dos sites e blogs com conteúdo educacional, uma instituição de ensino pode utilizar do Marketing de Afiliados para segmentar seu público e atrair leads para cursos específicos. Essa estratégia pode até ser utilizada para alavancar matrículas em cursos que possuem pouca procura de alunos e que não estão vendendo.

 


 

Um museu, por exemplo, pode ser uma ótima parceria para gerar leads para o curso de História. Do mesmo modo, um blog de decoração pode gerar leads para o curso de Design de Interiores.

As possibilidades de parcerias são inúmeras, mas a definição de quais são as melhores para sua instituição de ensino vai depender da estratégia e planejamento elaborados pelo gestor e sua equipe de Marketing, além da avaliação sobre cada potencial afiliado.

 

Dica de leitura: Segmentação é a melhor opção para captar novos alunos e aumentar a rentabilidade.

 

marketing de afiliados

 

O que é necessário avaliar um potencial parceiro?

 

Como toda ferramenta de gestão, o Marketing de Afiliados necessita de planejamento e de uma estratégia bem definida. Fechar parcerias com todo e qualquer aspirante a afiliado, sem delimitar um objetivo a ser conquistado, pode ser um erro que gere efeitos negativos para a instituição.

A associação do nome de sua instituição com um site de conteúdo duvidoso – como fake news ou de estímulo ao preconceito e violência – por exemplo, pode prejudicar a reputação de sua faculdade.

Por isso, antes de fechar uma parceria, é importante avaliar cada detalhe do acordo, desde a relevância do afiliado e forma como será negociada a comissão ao alinhamento com a estratégia que será utilizada na promoção da instituição.

Para Michael Silva, antes de iniciar uma parceria é preciso avaliar o público e o perfil do afiliado. “Procuramos parceiros que sejam mais autoridades que arbitrários. Analisamos o tamanho do canal, a representatividade e o domínio sobre o conteúdo. Hoje, avaliamos muito mais antes de fazer a prospecção. Olhamos o afiliado como um todo, e também o histórico de relacionamento que temos com ele”, conta.

Qual o tipo de público que consome o conteúdo de seu afiliado? Quais seus interesses? Qual o tamanho do tráfego de seu parceiro? A quantidade de acessos está de acordo com as metas de sua estratégia? O público representa potenciais alunos matriculados em sua instituição? Essas são perguntas que precisam ser respondidas ao se analisar o público de um candidato a afiliado.

Em relação ao perfil do parceiro, deve-se avaliar, além do tipo de conteúdo que disponibiliza na web, o tamanho de seu canal, a sua representatividade na rede e a autoridade e domínio para com o conteúdo produzido.

 

Qual seria o checklist ideal para a empresa iniciar um setor de Marketing de Afiliados

 

Ao se pensar em uma campanha de Marketing de Afiliados para potencializar a captação de alunos, o gestor precisa conhecer, além de seu público-alvo, o perfil de cada afiliado. Também deve pensar na linguagem que será adotada, em quais meios e canais se fará a divulgação e quais tipos de recursos serão utilizados.

Para isso, é necessária uma equipe alinhada com o planejamento da instituição e capacitada para colocar a estratégia em prática. Entretanto, uma campanha eficiente demanda tempo e dedicação.

 

Leia também: Como potencializar a performance da equipe para uma boa captação.

 

Michael Silva acredita na importância de se ter uma equipe especializada e dedicada exclusivamente ao Marketing de Afiliados. “Os afiliados que apresentam melhores resultados são aqueles com quem temos um ótimo relacionamento. Essa é a função das equipes de Marketing e de Parcerias. É o setor que se dedica a cuidar de nosso parceiro, que entende como ele funciona e alinha as ações da campanha para o trabalho em conjunto”.

Dentro do Marketing há vários focos e setores, como campanhas, análise de performance e desenvolvimento de produto. A equipe volta-se totalmente para promoções estratégicas, produção de conteúdos e até mesmo para a análise de audiência, a fim de gerar um produto atraente. Como o foco do Marketing de Afiliados é o relacionamento com os parceiros e isso demanda muito tempo, uma equipe específica para essa função é a melhor alternativa.

 

marketing de afiliados

 

Para uma empresa iniciar um setor de Marketing de Afiliados, é importante seguir o checklist abaixo:

 

1 – Estar sempre atualizado. Seja nas notícias mundiais ou no mercado educacional, a equipe precisa estar por dentro dos assuntos da sociedade. Reservar pelo menos meia hora do trabalho para se atualizar pode fazer a diferença na equipe.

2 – Manter o relacionamento com quem você já tem. Ou seja, é necessário deve-se nutrir o relacionamento com os parceiros.

3 – Acompanhar o que foi estabelecido. Se foi alinhada uma expectativa com o afiliado, deve-se manter um diálogo aberto e sincero com o parceiro e desenvolver materiais e estratégias para alcançar as metas definidas.

4 – Sempre sair de uma reunião com o afiliado com outro encontro marcado e com metas estabelecidas. Isso estimula o cumprimento das ações estratégicas planejadas.

 

Quais são os principais canais utilizados pelo Marketing de Afiliados e como é possível mensurar os resultados de cada um deles

 

A definição do canais utilizados nas campanhas do Marketing de Afiliados para potencializar a captação de alunos depende da estratégia adotada pela instituição de ensino. Porém, há alguns canais que precisam ser levados em consideração.

Os melhores resultados para o Marketing de Afiliados têm sido através do conteúdo produzido no site dos parceiros – os Guest Post -, com inclusão de backlinks. Os backlinks são as trocas de links entre o afiliado e a instituição de ensino, dentro do conteúdo publicado nos sites e redes de ambos.

 

 

Além de induzir o acesso direto ao site parceiro, a estratégia dos backlinks melhora a avaliação da página nos mecanismos de busca e auxilia no Inbound Marketing. Sobre isso, indicamos a leitura do seguinte artigo: Marketing educacional: como captar alunos online.

Além dos backlinks, posts compartilhados, marcações e interações nas redes sociais – como o Facebook – e os Guest Posts são as principais ações do Marketing de Afiliados. Vídeos no Youtube também têm apresentado resultados incríveis para a conversão de leads.

 

Saiba mais: Atraia novos alunos usando o Facebook!

 

marketing de afiliados

 

Para saber se as parcerias estão dando certo e quais delas apresentam os melhores índices de atração e conversão de leads, é necessário acompanhamento periódico e mensuração dos resultados.

Como ferramenta de mensuração, existem algumas plataformas de Marketing de Afiliados nas quais é possível se inscrever e gerar um ID para cada associado. Ao receber o conteúdo que será incorporado aos seus sites, cada afiliado anexa seu ID nesse conteúdo. Dessa forma, é possível rastrear a origem do tráfego na página da instituição de ensino e contar o número de cliques oriundos dos acessos de cada parceiro.

Além desse mecanismo, nas próprias plataformas é possível encontrar indicadores de número de acessos e cliques e a sua origem. Todo o levantamento desses dados deve ser apresentado e discutido durante as reuniões com afiliados, para acompanhamento de performance e tomada de decisões.

 

Para lembrar

 

Agora que você já sabe da importância do Marketing de Afiliados para potencializar a captação de alunos de sua instituição de ensino, vale ressaltar os seguintes tópicos:

  • Marketing de Afiliados é um modelo de parcerias, em que o afiliado divulga seu produto em troca de comissões.
  • Essa estratégia ajudará em seu Marketing Digital, ao construir um link building de sucesso, otimizar seu posicionamento no Google e melhorar o branding da marca.
  • Existem dois tipos de afiliados: autoridade (possui know-how e audiência) e arbitrário (público diferente de seu nicho de mercado).
  • O objetivo do Marketing de Afiliados, para uma instituição de ensino, é divulgar a marca, atrair e converter leads e captar alunos.
  • São necessários estratégia e planejamento para definir quais as melhores opções de afiliados e quais os canais e recursos a serem utilizados.
  • O setor de Marketing de Afiliados é responsável pelo relacionamento com os parceiros.
  • É necessário acompanhar as ações estratégicas e mensurar os resultados.

 

Conheça nossa plataforma de Marketplace Educacional e saiba como conquistar destaque para a sua instituição de ensino. Se quiser, entre em contato conosco, gratuitamente, para que possamos entender suas necessidade e auxiliá-lo da melhor forma possível.

O que você achou deste conteúdo?

Muito RuimRuimRegularBomMuito Bom (média: 5,00)
Loading...

Sérgio Fiuza

View posts by Sérgio Fiuza
Sérgio é diretor de Mercado da Quero Educação, startup que já inclui mais de 450 mil estudantes no ensino superior brasileiro por meio da concessão de bolsas de estudo. Além disso, construiu também carreira acadêmica, atuando como professor na Fundação Dom Cabral e Fundação Getúlio Vargas, além de participar de projetos no MIT e na Michigan State University.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top
[números e fatos]
[números e fatos]