Ingressantes EAD para cada 1000 habitantes

Entenda a importância da análise de indicadores em uma IES e saiba mais sobre o número de ingressantes EaD para cada 1000 habitantes.

O mercado do ensino superior privado vem passando por grandes transformações. Um exemplo disso é o crescimento intenso da modalidade de ensino a distância, influenciada por diversos fatores. Entre eles, está a crise econômica, que ainda afeta muitos estudantes.

Com dificuldades financeiras na família e, muitas vezes, a falta de um emprego para conseguir arcar com os custos de um curso presencial, a EaD surge como uma opção mais viável, tendo em vista as mensalidades mais baixas e a ausência de gastos com meios de transporte.

Além disso, a maior maturidade das IES já atuantes no mercado, bem como a nova regulamentação da EaD compõem a base de sustentação do crescimento da educação a distância, que vem conquistando cada vez mais alunos. Os indicadores confirmam o cenário promissor.

Observando os dados do Censo da Educação Superior, nota-se que, em 2017, enquanto o número de matrículas do ensino superior, na modalidade presencial, apresentou queda pelo segundo ano consecutivo, na educação a distância houve um aumento considerável: de 1.494.418 para 1.756.982 matrículas. Dessas, mais de 90% correspondem à rede privada.

No entanto, dada a grande quantidade de concorrentes no mercado e o aumento no número de vagas oferecidas, faz-se necessário utilizar estratégias para se sobressair em um cenário tão competitivo. Porém, só é possível fazer um bom planejamento se houver conhecimento dos indicadores do mercado.

Nesse sentido, contar com uma edição do Panorama do Ensino Superior Privado 2018 pode ser muito útil. Isso porque esse estudo conta com mais de 130 páginas com relatórios sobre o setor, uma ampla pesquisa de mercado, entrevistas com especialistas e análises baseadas em dados do site Quero Bolsa.

Entre os indicadores apresentados nesse panorama está o número de ingressantes EaD para cada 1000 habitantes, além de outros dados sobre a educação a distância.

Pensando na importância dessas informações, este artigo pretende abordar as seguintes questões:

  • Por que é importante analisar os indicadores em uma IES;
  • Como entender melhor a sua IES por meio da análise desses dados;
  • O que é o indicador de ingressantes EaD para cada 1000 habitantes.

Por que é importante analisar indicadores?

A administração eficiente de uma IES depende, entre outros fatores, da definição de metas mensuráveis e alcançáveis e do monitoramento constante das métricas relacionadas a elas, como, por exemplo, os indicadores de captação de alunos.

É preciso, também, observar frequentemente os indicadores da educação superior privada para entender as ameaças e oportunidades do mercado, bem como o desempenho dos demais players.

Com essas informações, é possível tomar decisões mais acertadas e planejar de forma mais eficaz. Por isso, cada vez mais IES estão entendendo a importância da análise e do monitoramento de dados internos e externos.

Alguns benefícios que podem ser obtidos por meio da análise de indicadores são:

  • Ter conhecimento sobre o mercado: com a análise de indicadores, é possível entender a atuação da concorrência, o desempenho das diferentes modalidades de ensino, as taxas de evasão e inadimplência, entre outras informações importantes que permitem entender o cenário em que a IES está inserida.
  • Contar com uma visão realista sobre a IES: acompanhar indicadores também permite saber onde está situada a IES diante do setor em que atua, qual seu posicionamento em relação à concorrência e como os alunos a enxergam.
  • Antecipar-se às tendências: estar atento às tendências do mercado educacional é fundamental para se manter à frente da concorrência e conhecer as melhores práticas implantadas pelos líderes do mercado.
  • Encontrar soluções: conhecendo os indicadores do mercado e as práticas dos concorrentes, torna-se mais fácil encontrar soluções para questões em que muitas IES enfrentam dificuldades – como a captação de alunos e a retenção –, bem como encontrar novas oportunidades no setor.

Vale ressaltar que de nada adianta ter em mãos uma grande quantidade de dados e não saber organizá-los e interpretá-los. Por isso, contar com o auxílio de profissionais de inteligência de mercado pode ser muito útil.

Esses profissionais são capazes não apenas de interpretar dados, mas de identificar oportunidades e antecipar tendências, auxiliando no planejamento estratégico da IES. Com isso, torna-se mais fácil obter vantagem competitiva e sucesso no mercado educacional.

Como entender melhor a sua IES por meio de indicadores?

A análise de indicadores é uma forma eficiente de saber como está o desempenho de uma IES, pois torna possível identificar falhas e riscos, bem como mudar estratégias a fim de que os objetivos sejam alcançados.

É importante contar com métodos de coleta e análise de dados, profissionais de business intelligence e softwares que auxiliem na organização dessas informações.

Ademais, deve-se obter fontes confiáveis de indicadores do mercado educacional, como o Panorama do Ensino Superior Privado, que, com estudos voltados para ambas as modalidades de ensino, apresenta como a EaD está se desenvolvendo no Brasil.

Um dos indicadores voltados ao ensino a distância é o número de ingressantes EaD para cada 1000 habitantes nos estados brasileiros. Sabendo desses dados, torna-se mais fácil saber em quais localidades é possível investir mais em mídias off-line e anúncios segmentados, ou implantar novos polos, por exemplo.

Na tabela abaixo, é possível ver os dados de forma mais detalhada.

Os dados completos desse indicador, bem como outros indicadores sobre o ensino a distância podem ser encontrados no Panorama do Ensino Superior Privado 2018.

Consultando informações sobre a educação superior privada, bem como dados e análises específicas sobre a modalidade EaD, é possível ter uma ampla visão do cenário das IES no Brasil e encontrar oportunidades de expansão em meio um mercado tão competitivo.

Para lembrar

Agora que você já sabe da importância de analisar dados sobre o mercado educacional e a modalidade EaD, bem como métricas internas da IES para um bom planejamento, relembre alguns pontos importantes do texto:

  • A modalidade EaD vem apresentando crescimento considerável no país;
  • A análise de indicadores permite conhecer o cenário em que a IES está inserida e encontrar oportunidades de crescimento;
  • Contar com analistas de inteligência de dados a seu favor é importante para que as informações obtidas sejam utilizadas de forma estratégica;
  • Obter informações sobre o mercado por meio de fontes confiáveis ajuda a entender o setor e tomar decisões mais acertadas.

Este conteúdo foi útil para você? Então, adquira a sua edição do Panorama do Ensino Superior Privado do Brasil 2018 e tenha acesso a uma série de dados do mercado educacional. Se desejar, agende uma conversa com um de nossos especialistas de inteligência educacional para entender melhor as soluções que temos a oferecer.

 

O que você achou deste conteúdo?

Muito RuimRuimRegularBomMuito Bom (média: 5,00)
Loading...

Pedro Balerine

View posts by Pedro Balerine
Pedro é Diretor de Inteligência Educacional da Quero Educação, startup que já inclui mais de 300 mil estudantes no ensino superior brasileiro por meio da concessão de bolsas de estudo. Além disso, construiu carreira no mercado financeiro e inteligencia educacional, atuando como Business Analyst no grupo Citi e Market Intelligence no grupo Kroton.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top
[números e fatos]
[números e fatos]