Indicadores de Valor de Marca RBA e RBP

Entenda a importância de analisar os RBA e RBP indicadores da educação superior privada para uma gestão estratégica baseada em dados.

O cenário atual do mercado educacional brasileiro apresenta muitas oportunidades de crescimento para as instituições de ensino superior que conseguirem se destacar.

Um exemplo disso é que, de acordo com o Censo da Educação Superior 2017, o percentual da população de 25 a 34 anos com ensino superior no Brasil é de apenas 16,3%.

No entanto, ao mesmo tempo em que há oportunidades, também é possível observar o aumento na competitividade. Em 2017, já havia 2.448 IES no país — dessas, 2.152 são privadas. Esse número apresenta crescimento pelo segundo ano consecutivo. Em 2015, eram apenas 2.364 instituições de ensino superior.

Para conseguir se destacar frente a tantos concorrentes e obter sucesso neste ano de 2019, os gestores precisam observar tanto os números do cenário externo quanto as métricas internas da IES, a fim de fazer um planejamento adequado.

É preciso manter-se atualizado acerca dos principais indicadores da educação superior privada, pois isso permite entender a situação do mercado e auxilia na tomada de decisões estratégicas. Por isso, contar com uma edição do Panorama do Ensino Superior Privado 2018 pode ser muito útil.

Esse estudo conta com mais de 130 páginas com relatórios sobre o setor, uma ampla pesquisa de mercado, entrevistas com especialistas e análises baseadas em dados do site Quero Bolsa — um marketplace educacional que reúne mais de 1300 IES parceiras no país.

Entre os indicadores apresentados nesse panorama estão o RBA e o RBP, que refletem a força de marcas de ensino superior privado.

Pensando na importância desses dados, este artigo pretende abordar as seguintes questões:

  • O que são os indicadores de valor de marca RBA e RBP?
  • Por que é importante analisar indicadores;
  • Como entender melhor sua IES por meio desses números.

O que são os indicadores RBA E RBP?

Relative Brand Awareness (RBA) e Relative Brand Preference (RBP) são dois indicadores do mercado educacional privado que buscam refletir duas dimensões importantes do valor de marca.

O RBA mostra quão lembrada a marca é pelos alunos. Já o RBP revela o quanto os alunos interessados em uma IES estão dispostos a pagar por ela. Os dados utilizados para obter esses indicadores vêm da plataforma do Quero Bolsa.

A tabela a seguir mostra o indicador RBA para algumas capitais e famílias de cursos:

Já a seguinte tabela mostra o indicador RBP nessas mesmas cidades:

É interessante notar que uma determinada IES pode, ao mesmo tempo, não ser vista como a premium (melhor Brand Preference) de uma praça, porém ser a top of mind (melhor Brand Awareness), e vice-versa.

Mais informações sobre a metodologia e dados de input, bem como as tabelas completas com todas as capitais brasileiras e outros indicadores da educação superior privada podem ser encontrados no Panorama do Ensino Superior Privado 2018.

Por que é importante analisar os indicadores da sua IES?

O sucesso de uma IES depende, entre outros fatores, das seguintes ações: a definição de metas e o monitoramento constante das métricas necessárias para que elas sejam alcançadas.

Além disso, é preciso observar os indicadores da educação superior privada, visando entender as ameaças e oportunidades de crescimento, bem como o desempenho dos concorrentes.

Com essas informações, torna-se mais fácil fazer um planejamento estratégico e tomar decisões acertadas. Por isso, empresas dos mais diversos setores estão entendendo a importância da coleta e do monitoramento de dados.

Indicadores de marca, por exemplo, como o RBA e o RBP, servem para medir o reconhecimento e a valorização de uma marca frente ao público-alvo. Por isso, estão muito ligados ao conceito de branding (gestão de marcas).

Certamente, o desejo de toda IES é ganhar notoriedade, ser bem lembrada pelos estudantes e tornar-se diferenciada para o mercado.

Por isso, é importante não apenas conhecer quão bem a sua marca está se saindo — o que pode ser feito observando o que está sendo dito sobre ela e por meio de pesquisas quantitativas —, mas também verificar como está a concorrência.

A partir do momento em que se sabe quais concorrentes estão se saindo melhor em indicadores do mercado, é possível realizar estratégias de benchmarking para entender o que eles estão fazendo para alcançar esses resultados.

Conhecendo as melhores estratégias, você pode alinhá-las à sua IES a fim de conquistar uma posição de destaque também.

Há muitas outras métricas que devem ser monitoradas constantemente em uma IES. Alguns exemplos são:

  • Indicadores de satisfação;
  • Indicadores de captação de alunos;
  • Taxas de evasão e inadimplência;
  • Indicadores financeiros;
  • Métricas de marketing.

Como é possível entender melhor sua IES por meio de indicadores?

A análise de indicadores também é uma forma eficaz de saber como está o desempenho de uma IES, pois torna possível identificar falhas, antever o insucesso de projetos e mudar estratégias, de modo a atingir as metas definidas no planejamento.

Dessa forma, contar com fontes de indicadores do mercado educacional privado, como o Panorama do Ensino Superior Privado 2018, bem como métodos de análise dos dados internos da IES permite entender exatamente sua situação atual e as medidas que devem ser tomadas para alcançar os objetivos.

Nesse processo, a implementação de softwares e aplicativos de gestão pode ser muito útil, não só na otimização dos processos e no aumento da produtividade, mas também na captação e organização de dados para auxiliar nas análises.

Para lembrar

Agora que você já conhece a importância de observar dados de desempenho e indicadores da educação superior privada para obter sucesso em uma IES, relembre alguns pontos importantes:

  • É preciso manter-se atualizado acerca dos principais indicadores do mercado educacional privado;
  • O RBA e o RBP são dois indicadores do mercado educacional privado que buscam refletir duas dimensões importantes do valor de marca;
  • Com a análise de indicadores internos e externos, torna-se mais fácil tomar decisões acertadas.

O que achou de saber mais sobre indicadores do mercado educacional privado? Se quiser ter acesso a uma série de dados do setor, adquira a sua edição do Panorama do Ensino Superior Privado do Brasil. Você também pode agendar uma conversa com um de nossos especialistas para entender melhor as soluções que temos a oferecer.

 

O que você achou deste conteúdo?

Muito RuimRuimRegularBomMuito Bom (média: 5,00)
Loading...

Pedro Balerine

View posts by Pedro Balerine
Pedro é Diretor de Inteligência Educacional da Quero Educação, startup que já inclui mais de 300 mil estudantes no ensino superior brasileiro por meio da concessão de bolsas de estudo. Além disso, construiu carreira no mercado financeiro e inteligencia educacional, atuando como Business Analyst no grupo Citi e Market Intelligence no grupo Kroton.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top
[números e fatos]
[números e fatos]