Fator de escolha da IES vs inadimplência: conheça este importante indicador

Saiba por que é importante conhecer a relação entre o fator de escolha da IES e a inadimplência, bem como acompanhar outros indicadores do mercado.

O mercado educacional tem apresentado diversas oportunidades de crescimento, mas também desafios. Um dos fatores que tem preocupado os gestores de instituições de ensino são os altos índices de inadimplência, influenciados por problemas como a crise econômica e o desemprego.

Uma pesquisa realizada pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp) mostrou que inadimplência do ensino superior privado no Brasil, em 2017, superou a de pessoas físicas, medida pelo Banco Central (BC). Nos demais setores, a taxa registrada foi de 5,25%. Já nas IES, esse número chega a 8,93%.

Considerando o fato de que as mensalidades são a principal fonte de receita em uma instituição de ensino, se esse problema não for controlado, pode levar a faculdade ao desequilíbrio financeiro. Por isso, faz-se necessário contar com uma grande quantidade de alunos adimplentes para garantir a sobrevivência da IES.

É preciso analisar indicadores para planejar estratégias eficientes que reduzam os índices de inadimplência. Contar com a ajuda de um especialista em inteligência educacional nesse processo, como os da Quero Educação, pode ser muito útil.

Um dos indicadores que sua instituição de ensino deve analisar para entender melhor o cenário da educação superior é o fator de escolha da IES vs. inadimplência. Para que você entenda a importância desse e de outros indicativos, abordaremos os seguintes assuntos:

  • O que é o fator de escolha da IES vs. inadimplência;
  • Por que é importante analisar indicadores;
  • Como é possível entender melhor a sua IES por meio de números.

O que é o fator de escolha da IES vs. inadimplência?

Com base nos dados de uma pesquisa feita com alunos, obteve-se o fator de escolha da IES vs. inadimplência, que consiste nos motivos pelos quais os alunos escolheram a IES, comparando-se os adimplentes e os inadimplentes. Sabendo desses motivos e correlacionando-os à inadimplência, torna-se possível pensar em meios de mitigar os índices de alunos que não pagam as mensalidades em dia.

No gráfico abaixo, são apresentados os três motivos menos relevantes entre os dados pelos alunos:

As informações mais detalhadas desse indicador podem ser vistas na tabela a seguir:

Para ter acesso ao gráfico completo com todos os principais motivos informados pelos estudantes, adquira já a sua edição do Panorama do Ensino Superior Privado.

Qual a importância de analisar indicadores em uma IES?

Para que a gestão de uma IES seja eficiente, é preciso monitorar constantemente as métricas de desempenho dos processos da organização, bem como os indicadores do mercado educacional. Dessa forma, é possível ter uma visão clara das ameaças e oportunidades que surgem, bem como das fraquezas e forças da instituição.

Por meio da análise dos dados do mercado, das ações dos concorrentes e do perfil do público-alvo, é possível obter insights para traçar estratégias eficientes e tomar decisões mais acertadas em seu planejamento.

A análise de indicadores pode ajudar a sua IES a:

    • Tomar decisões acertadas: quando há uma análise constante dos indicadores, as ações estratégicas passam a não partir mais de “achismos”, mas a basear-se em dados e, por isso, os riscos diminuem. Conhecendo bem o comportamento dos estudantes e o seu negócio, torna-se mais fácil tomar as melhores decisões para a IES com agilidade.

 

  • Encontrar novas soluções: conhecendo os indicadores do mercado e as práticas dos concorrentes, torna-se mais fácil encontrar novas oportunidades, bem como soluções para questões em que muitas IES enfrentam dificuldades, como é o caso da inadimplência e da evasão de alunos.
  • Captar e reter alunos: estudando o público-alvo, é possível identificar as suas principais necessidades, suas reclamações com relação aos concorrentes e os aspectos que podem ser melhorados em seu atendimento ao aluno. Isso permite criar estratégias eficientes para melhorar a captação de alunos e a retenção.

 

  • Diferenciar-se dos concorrentes: conhecendo o desempenho dos concorrentes e sabendo o que alunos esperam de sua IES, torna-se possível criar um posicionamento único e se destacar frente à concorrência. Além disso, observar as tendências do mercado educacional permite implementar estratégias inovadoras e obter vantagem competitiva.

Como entender melhor a sua IES por meio de números?

Analisar indicadores é fundamental para compreender como está o desempenho de sua IES em meio a este mercado tão competitivo. Entendendo melhor esses números, é possível identificar falhas, mudar estratégias, otimizar processos e antecipar tendências, obtendo vantagem competitiva.

Para isso, é importante contar com fontes confiáveis e atualizadas de indicadores do mercado educacional, como o Panorama do Ensino Superior Privado. Consultar esses dados certamente auxiliará na tomada de decisões para este ano de 2019.

Também é muito útil contar com diferentes ferramentas e softwares de análise de dados para entender melhor a situação atual da IES. Por meio deles, é possível monitorar dados como o comportamento dos usuários em seus canais online, a reputação de sua marca em mídias sociais e informações sobre alunos atuais e potenciais, por exemplo.

No entanto, de nada adianta ter em mãos vários números, mas não saber como interpretá-los e utilizá-los para embasar suas decisões, não é mesmo? Por isso, é importante contar com o auxílio de especialistas em inteligência de mercado.

Sabendo disso, muitas organizações têm contratado profissionais de business intelligence ou cientistas de dados para analisar dados e antever acontecimentos. Também é possível contar com o auxílio de consultorias especializadas na análise de dados.

Com fontes confiáveis de indicadores do setor de educação, profissionais com perfil analítico e ferramentas de monitoramento de dados, sua IES estará preparada para aproveitar as oportunidades do mercado educacional e ficar à frente dos concorrentes.

Para lembrar

Agora você já sabe a importância de conhecer o fator de escolha da IES vs. inadimplência e de analisar indicadores constantemente. Relembre, então, os principais pontos abordados no artigo:

  • Os altos índices de inadimplência nas IES fazem com que seja necessário pensar em estratégias para manter os pagamentos em dia;
  • O fator de escolha da IES vs. inadimplência permite entender os motivos pelos quais os alunos adimplentes e inadimplentes escolhem uma IES;
  • Analisar os indicadores do mercado e os dados de desempenho de uma IES é essencial para obter sucesso;
  • Contar com fontes confiáveis de dados do mercado e o auxílio de analistas de inteligência educacional permite tomar decisões estratégicas acertadas.

E então, o que achou deste conteúdo sobre indicadores do mercado educacional? Se quiser saber mais sobre dados do setor e inteligência educacional, basta acessar esta página e preencher o formulário. Assim, um de nossos especialistas entrará em contato para mostrar como podemos melhorar os resultados de sua IES.

O que você achou deste conteúdo?

Muito RuimRuimRegularBomMuito Bom (média: 5,00)
Loading...

Pedro Balerine

View posts by Pedro Balerine
Pedro é Diretor de Inteligência Educacional da Quero Educação, startup que já inclui mais de 300 mil estudantes no ensino superior brasileiro por meio da concessão de bolsas de estudo. Além disso, construiu carreira no mercado financeiro e inteligencia educacional, atuando como Business Analyst no grupo Citi e Market Intelligence no grupo Kroton.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top
[números e fatos]
[números e fatos]