7 erros que seu setor de Marketing pode estar cometendo

Um setor de Marketing preparado e atualizado irá potencializar o desenvolvimento de sua IES.

As estratégias de Comunicação e Relacionamento com o cliente (Inbound Marketing) têm se tornado essenciais para o sucesso de uma empresa, de modo especial no ambiente virtual. Entretanto, devido às constantes transformações dessa realidade com o avanço das tecnologias digitais, é comum que alguns errinhos possam ser cometidos pelo setor de Marketing das empresas.

Pois, por mais comuns que esses erros possam ser, eles podem causar diversos problemas no relacionamento com o cliente e atrapalhar o desenvolvimento do negócio e a captação de novos alunos para as instituições de ensino. O menor erro de comunicação pode comprometer seriamente o potencial de retorno sobre o investimento (ROI).

Um setor de Marketing atento, consegue reverter essa situação e transformar essa realidade em força competitiva no mercado.

Enquanto muitas faculdades insistem nos mesmos erros, o gestor que os supera coloca a sua empresa posições a frente no mercado educacional e fortalece a sua marca. Afinal, são poucas as instituições de ensino que conseguem alcançar todo o potencial de retorno que uma estratégia de Inbound Marketing pode proporcionar.


erros que seu setor de Marketing pode estar cometendo

Será que o seu setor de Marketing está cometendo alguns desses erros?

Continue a leitura deste artigo e descubra os principais erros de Marketing cometidos pelas instituições de ensino e como superá-los.

Os principais erros cometidos pelo setor de Marketing

Confira os sete erros de Marketing mais comuns das instituições de ensino:

1 – Falta de planejamento estratégico: criar e desenvolver uma estratégia de comunicação e relacionamento com o público requer um planejamento prévio. Não basta, por exemplo, criar uma rede social e sair publicando qualquer coisa de qualquer jeito. O efeito da falta de planejamento pode ser terrível para uma empresa e gerar o efeito oposto ao desejado. É necessário um estudo completo do mercado, da realidade da instituição e do perfil do público-alvo, analisando quais as melhores ferramentas, técnicas e abordagens a serem utilizadas. Se esse é o seu problema, não se preocupe! Acesse o artigo “Como montar um planejamento de marketing” e saiba tudo que precisa para reverter essa situação.

2 – Não ter foco no potencial aluno: para uma estratégia de Marketing funcionar, é essencial conhecer muito bem o público-alvo, ou seja, o perfil do seu aluno em potencial. Todas as ações devem ser direcionadas a esse cliente ideal, a fim de atraí-los e conquistá-los. Muitas instituições acabam não direcionando a sua comunicação e, com isso, podem até apresentar um alto tráfego em seu site, por exemplo, mas a taxa de conversão tenderá a ser baixa.

3 – Desconsiderar a jornada do aluno: antes de fechar negócio e efetivar a sua matrícula, o cliente passa por várias fases do que chamamos de jornada do aluno, processo equivalente à jornada de compra. Entender toda essa dinâmica ajuda o setor de Marketing, e a própria gestão da IES, a desenvolver uma estratégia de Inbound efetiva e segmentada em cada uma dessas etapas, potencializando a qualidade e o sucesso do atendimento ao aluno.

4 – Não trabalhar com o funil de vendas: muitos dos potenciais alunos não sabem da importância de se cursar uma graduação ou não reconhece ser essa uma necessidade sua. Produzir conteúdos que não atinjam também a esse perfil de público diminui as chances de aumentar a captação de alunos.

5 – Pensar somente a curto prazo: uma estratégia efetiva do setor de Marketing é criar um planejamento de ações que englobe tanto resultados de curto quanto de médio e longo prazos. É necessário visar também cenários futuros, para que a gestão não se sinta frustrada caso as ações não apresentem um retorno positivo em um primeiro momento e acabe abandonando a estratégia.

6 – Despreparação da equipe de atendimento: não adianta desenvolver uma excelente estratégia de Marketing mas não manter o time de atendimento ao aluno preparado para executá-la. O atendimento de qualidade é fundamental para o sucesso de uma instituição de ensino.

7 – Analisar as métricas erradas: o acompanhamento dos indicadores é fundamental para saber se uma estratégia está ou não dando certo, prever possíveis erros e tomar as devidas atitudes para reverter uma situação negativa a tempo. Entretanto, um dos principais e mais graves erros do setor de Marketing e do gestor de uma instituição de ensino é direcionar a análise para métricas desnecessárias ou não tão importantes para a estratégia adotada. Os indicadores principais a serem acompanhados devem ser definidos durante o planejamento, com foco nos resultados e no que eles impactam no negócio.

erros que seu setor de Marketing pode estar cometendo

Leia também: Principais erros durante a captação de alunos

Como corrigir e evitar os erros do setor de Marketing?

Admitir os erros é o primeiro passo para resolver os desafios e reverter a situação a favor de sua instituição de ensino. Muitos gestores não reconhecem que estão errando e continuam insistindo em decisões falhas. Depois, acabam se frustrando com os resultados e passam a desacreditar do potencial das estratégias de Marketing.

Após reconhecer os erros, o gestor precisa tomar decisões rápidas para solucioná-los e evitar estragos maiores. Porém, mesmo com a urgência necessária, não pode deixar de analisar todos os cenários para escolher o melhor caminho.

Ouvir toda a equipe e envolvê-la nas ações é importante para a tomada de decisão, pois os colaboradores podem apresentar insights excepcionais.

Estar por dentro das tendências de Marketing e do mercado educacional e se atualizar com as novas ferramentas e métodos garante uma visão holística sobre o negócio e aquisição de conhecimentos importantes para a gestão.

Como dica, recomendo que baixe o nosso e-book sobre atendimento ao aluno, para ter em mãos um estudo completo e aprofundado sobre a realidade do atendimento ao cliente no Brasil, em específico, no setor educacional:

Para lembrar

  • Neste artigo, apresentamos os erros mais comuns que o setor de Marketing de instituições de ensino tendem a cometer.
  • Além disso, discutimos a importância do Inbound Marketing e do atendimento ao cliente com qualidade.
  • Também aprendemos algumas ações que podem ser tomadas para corrigir e evitar esses erros.
  • Uma das soluções indicadas é a constante atualização, tanto do gestor quanto do setor de Marketing, sobre o mercado educacional e as tendências para o setor.

Considerando tudo isso que discutimos até aqui, assine agora mesmo a nossa newsletter e não perca nenhum de nossos conteúdo. São materiais ricos e relevantes que irão colocar você a par das melhores ferramentas e estratégias para o sucesso do seu negócio.

O que você achou deste conteúdo?

Muito RuimRuimRegularBomMuito Bom (média: 4,33)
Loading...

Sérgio Fiuza

View posts by Sérgio Fiuza
Sérgio é VP de Mercado da Quero Educação, startup que já inclui mais de 300 mil estudantes no ensino superior brasileiro por meio da concessão de bolsas de estudo. Além disso, construiu também carreira acadêmica, atuando como professor na Fundação Dom Cabral e Fundação Getúlio Vargas, além de participar de projetos no MIT e na Michigan State University.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top
[números e fatos]
[números e fatos]