Como identificar as melhores regiões para a criação de polos e a divulgação de sua Instituição

Saiba a importância de analisar a demanda nas diferentes regiões para abrir polos e otimizar os investimentos em marketing de sua IES.

Um dos maiores desafios para os gestores de instituições de ensino superior é encontrar as regiões mais adequadas para a abertura de novos polos ou campi. Isso porque, sem os dados corretos em mãos, é muito difícil saber se será vantajoso contar com uma unidade em determinada localidade.

Uma análise de dados eficiente acerca das regiões de maior demanda e dos principais locais em que residem seus alunos permite traçar um plano de expansão efetivo. Além disso, essas informações ajudam a segmentar a audiência em suas estratégias de marketing para obter melhores resultados.

Durante esse processo, que requer o monitoramento de diversos indicadores de sua instituição de ensino, vale ressaltar a importância de contar com o auxílio de um especialista em inteligência educacional, conforme veremos mais adiante.

Sabendo da importância do estudo da demanda por regiões, preparamos este conteúdo especialmente para você que deseja criar novos polos e otimizar seus investimentos em marketing. Vamos abordar as seguintes questões:

  • Por que é preciso analisar a demanda de diferentes regiões;
  • Como é possível obter informações acerca dessa demanda para expandir a atuação de sua IES;
  • De que forma os nossos especialistas em inteligência educacional podem ajudar nesse processo.

Por que é importante analisar a demanda por região?

Há quem pense que a melhor forma de obter bons resultados com estratégias de marketing é falando com o maior número possível de pessoas, sem nenhum tipo de segmentação.

Contudo, ao fazer isso, ocorre um desperdício de recursos. Afinal, uma comunicação sem nenhum direcionamento acaba alcançando uma grande quantidade de indivíduos sem interesse algum em seus cursos.

Isso ressalta a importância de captar, analisar e monitorar indicadores, tanto do desempenho e da situação de sua IES quanto do seu mercado de atuação, por meio de ferramentas e métodos de inteligência de negócios.

Conhecendo os dados acerca da demanda por seus cursos em diferentes regiões, sua IES pode conseguir fazer mais com seus investimentos de marketing, melhorando a captação de alunos por meio de uma divulgação segmentada.

Isso pode ser feito tanto com o uso mídias offline específicas da região quanto de anúncios em plataformas online, já que a maior parte delas oferece opções de segmentação geográfica.

Conhecer esses dados também permite saber as melhores localidades para abrir novos polos EAD ou campi. A análise desses dados pode, inclusive, ajudar a saber quais os cursos mais indicados para cada um deles, minimizando o risco de oferecer um curso que não é procurado naquela região.

Como identificar regiões de maior público e segmentar sua comunicação?

Existem diferentes formas de compreender quais as regiões de maior demanda para a sua IES. Se, antes, o único meio de obter informações acerca de seu público era a realização de pesquisas de mercado, hoje, com a digitalização das informações, há várias alternativas.

Com os avanços da tecnologia, já é possível ter acesso a diversas ferramentas e plataformas que permitem obter informações não somente sobre a localização geográfica, mas também acerca de preferências e hábitos.

A plataforma de inteligência educacional da Quero Educação, por exemplo, oferece dados precisos sobre a localidade em que estão as pessoas que buscam pelos diferentes cursos de uma IES.

Já o Google Analytics, uma ferramenta muito utilizada por empresas em estratégias online, fornece relatórios sobre os dados geográficos dos visitantes de seu site, ajudando na identificação da localização predominante dessas pessoas.

Contudo, ter acesso a esses dados não basta. É preciso analisar como usar de forma eficiente essas informações para chegar a uma segmentação mais precisa e, a partir disso, começar a planejar as ações.

Após a análise, será possível traçar suas estratégias de marketing, seja utilizando canais convencionais — a divulgação em veículos locais nas regiões de maior demanda — ou anúncios online, em plataformas como o Facebook Ads e Google Ads, que permitem fazer essa segmentação por localidade.

Além disso, sua equipe poderá traçar um plano de expansão efetivo, descrevendo as regiões de maior público e que serão mais vantajosas para a abertura de polos. Dessa forma, sua IES poderá expandir sua atuação de forma estratégica, obtendo vantagem competitiva.

De que forma a Quero Educação pode ajudar?

A Quero Educação conta com uma equipe especializada em inteligência educacional, capacitada para desenvolver análises personalizadas para as instituições de ensino parceiras.

Além disso, fornece uma plataforma completa com gráficos e indicadores para cada ocasião e necessidade. Nela, é possível encontrar análises de gestão acadêmica, retenção de alunos, branding, marketing e concorrência. Seu intuito é auxiliar gestores de IES a tomar as decisões certas e alcançar melhores resultados.

Por meio dessas soluções, é possível obter análises de demanda de mercado e identificar o volume de buscas pelos cursos de sua IES.

Além disso, pode-se ter acesso a um heatmap de ordens registradas, com evolução, que mostra de onde vem o público que se interessa por cada curso.

Por meio da análise desse heatmap, torna-se muito mais fácil identificar as regiões para as quais sua IES pode direcionar sua comunicação para atingir uma quantidade maior de alunos em potencial, otimizando recursos, ou mesmo abrir novos campi e polos EAD.

Para lembrar

Se você chegou até aqui, certamente compreendeu a importância de analisar dados da demanda de diferentes regiões. Somente por meio dessa análise é possível criar novos polos e otimizar seus investimentos em marketing.

Vamos relembrar, agora, outros pontos importantes?

  • Saber quais são as regiões de maior demanda é fundamental para as estratégias e a tomada de decisões em uma IES;
  • Por meio da análise de dados, torna-se possível obter melhores resultados com seus investimentos em marketing, alcançando as pessoas certas;
  • Além da segmentação geográfica, essas informações podem guiar na expansão de sua IES por meio da abertura de novos polos ou unidades;
  • Com o uso de ferramentas, como a plataforma de Inteligência Educacional da Quero Educação, obter esses insights se torna muito mais fácil.

Agora que você já sabe como identificar as regiões de maior demanda para criar novos polos, o que acha de falar com um de nossos especialistas em inteligência educacional e conhecer nossas soluções? Basta acessar esta página e preencher o formulário. Assim, um analista entrará em contato mostrando como podemos ajudar a sua IES a expandir sua atuação.

 

O que você achou deste conteúdo?

Muito RuimRuimRegularBomMuito Bom (média: 5,00)
Loading...

Pedro Balerine

View posts by Pedro Balerine
Pedro é Diretor de Inteligência Educacional da Quero Educação, startup que já inclui mais de 300 mil estudantes no ensino superior brasileiro por meio da concessão de bolsas de estudo. Além disso, construiu carreira no mercado financeiro e inteligencia educacional, atuando como Business Analyst no grupo Citi e Market Intelligence no grupo Kroton.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top
[números e fatos]
[números e fatos]