Como gerar leads para a instituição de ensino

Saiba o porquê é importante gerar leads para a sua universidade e como fazê-lo.

Tempo de leitura: 5 minutos. Você vai ler sobre:

  • A importância de gerar leads;
  • Estratégias para gerar leads para sua IES;

 

Matricular novos alunos é um dos maiores desafios de uma faculdade.

Porém, um desafio anterior – e igualmente importante – à efetivação de matrículas é cativar pessoas que possam vir a se interessar pela instituição.

Gerar leads nada mais é que atrair esse público.

Ou seja, um lead é uma pessoa que demonstrou algum tipo de interesse no conteúdo de sua instituição de ensino e da qual você possua algumas informações pessoais.

Portanto, ele pode ser um potencial consumidor que se interessou pela sua marca, especialmente ao acessar seu site ou redes sociais e preencher com seus dados algum formulário para receber ofertas, informações ou newsletter de sua empresa.

É importante não confundir o lead com um potencial aluno.

 

Dica de leitura: Jornada do Aluno – Como sua universidade pode utilizá-la para captar mais?

 

 

O potencial aluno é aquele que está pronto para se matricular. Você terá com ele uma abordagem mais específica e direta, com o objetivo de matriculá-lo, pois já demonstrou interesse nisso.

Sobre o lead podemos dizer que está em uma etapa anterior ao aluno em potencial. Ele está tendo os primeiros contatos com sua instituição de ensino e se encontra no início do funil de vendas.

Esse contato precisa ser trabalhado e nutrido com informações, para que chegue nas próximas etapas do funil de vendas e se torne um potencial aluno.

 

 

Entretanto, devemos ter consciência de que nem todo lead é um aluno em potencial – ou por que não faz parte de seu público-alvo ou por que ainda não está preparado para efetivar a matrícula.

O lead que ainda não está pronto para se tornar um cliente precisa ser “nutrido” com conteúdo de qualidade sobre a sua instituição, para que ele possa então, se decidir pelo processo de compra.

 

Dica de leitura: Marketing educacional – Como captar alunos online.

 

Gerar leads é importante, uma vez que eles podem se tornar alunos e futuros consumidores de seus serviços.

Mas por que devo investir em gerar leads sem saber que eles se tornarão, de fato, alunos de minha instituição de ensino?

 

Case de Sucesso

 

Com a geração de leads, é possível aumentar as chances de conversão e consequentemente número de alunos matriculados.

A universidade UniDrummond maximizou recentemente sua captação em 150% com a utilização deste e outros recursos.

Para acessar o conteúdo clique na imagem abaixo ou pelo link: Case UniDrummond.

 

 

A importância de gerar leads

 

 

Antigamente, todo tipo de público era considerado consumidor em potencial pelas empresas.

Desse modo, havia muito gasto com investimento para chegar a pessoas que nem sequer teriam interesse em adquirir o produto ou serviço oferecido.

Com a geração de leads, você atrai apenas as pessoas interessadas em sua marca. Assim, pode segmentá-las e, então, investir em estratégias mais efetivas para cada processo da decisão de compra.

 

 gerar leads para a sua universidade

 

Além disso, você adquire informações preciosas sobre seu público, podendo utilizá-las como indicadores estratégicos que lhe ajudarão a melhor gerenciar a sua instituição de ensino.

Confira mais alguns benefícios que você terá ao gerar leads para sua instituição:

 

  • Diminuição de custos: focando no público certo, você diminui custos com campanhas amplas que não trarão tanto resultado.

 

  • Investimento de baixo custo: gerar leads não requer grandes investimentos financeiros. No decorrer do artigo, indicaremos estratégias práticas e efetivas.

 

  • Marketing de atração: é o cliente que chega até você. Assim, sua equipe diminui os esforços para atingir o público, podendo focar a energia em estratégias que darão mais resultados.

 

  • Divulgação de sua marca: você atinge muito mais pessoas e sua empresa se torna mais conhecida.

 

  • Consolidação no mercado educacional: com o fornecimento de materiais e conteúdos de qualidade, você fortalece a sua marca e ganha destaque no mercado.

 

  • Aquisição de dados: ao gerar leads, você adquire informações preciosas sobre seu público e sua própria instituição. Será possível, por exemplo, saber como está o interesse do público sobre seu negócio, se sua taxa de conversão está alta ou baixa, se sua marca está sendo reconhecida etc.

 

 

 

 gerar leads para a sua universidade

 

Dicas para gerar leads de modo prático e efetivo

 

Um lead só é gerado quando você obtém algumas informações pessoais, sobretudo as de contato.

Algumas empresas optam por comprar esses dados de outras organizações, mas essa não é uma prática bem vista no mercado.

O recomendado é receber essas informações espontaneamente – quando o lead as fornece voluntariamente -, pois isso demonstra o interesse dele pela sua marca.

Você consegue esses dados através de trocas, de modo especial pela internet – no site de sua instituição de ensino e por e-mail marketing, por exemplo.

Essas trocas funcionam da seguinte maneira: sua empresa disponibiliza, gratuitamente, conteúdos informativos de qualidade e, em contrapartida, o público fornece suas informações de contato.

Esses conteúdos podem ser dos mais variados tipos, formatos e assuntos. Veja alguns exemplos:

 

  • e-books: livros virtuais dos mais variados assuntos, com conteúdo rico e interessante para o público;
  • artigos acadêmicos: resultados de pesquisa científica feita por pesquisadores, professores ou alunos;
  • post blogs: toda e qualquer publicação no blog de sua instituição;
  • newsletter: recebimento regular de informações e notícias referentes à instituição de ensino, geralmente via e-mail.
  • notícias: informações relevantes sobre a instituição de ensino, mercado educacional, eventos e demais assuntos relevantes ao público-alvo.
  • vídeo-aulas: conteúdo preparado por professores através de vídeos ou gravações das aulas ministradas em sala de aula;
  • podcasts: conteúdo informativo por meio de sonoras, parecido com o rádio;
  • teste de um produto: disponibilização de um produto ou serviço para ser testado pelo usuário;
  • tutoriais: conteúdo com explicações do tipo passo a passo, para os mais diversos temas;
  • minicurso: cursos de atualização com pequena duração e sobre as mais diferentes especialidades;
  • webinar: reunião virtual ou conferência realizada pela internet, por meio de aplicativos ou plataformas que oferecem esse serviço, com a possibilidade de compartilhamentos.

 

 gerar leads para a sua universidade

 

O planejamento estratégico para a produção, publicação e divulgação desses conteúdos é feito com base nas teorias do Marketing de Conteúdo – uma ferramenta de marketing voltado, principalmente, para a produção e veiculação de conteúdos virtuais.

O Marketing de Conteúdo se propõe a pensar nos melhores conteúdos a serem disponibilizados, em quais plataformas e com quais ferramentas.

Mas não apenas isso!

Ele também estuda e analisa as melhores formas de transmitir esse conteúdo para atrair e gerar leads.

Uma das estratégias é o bom rankeamento nos sites de pesquisa, como o Google.

Agora, para coletar as informações de seus leads, também existem diversas opções.

Através de landing pages, pop-ups e outros tipos de formulários, você consegue facilmente os dados que precisa.

Para isso, pode utilizar suas redes sociais, blogs e site institucional. Confira algumas opções:

 

 

Com essas ferramentas, o lead fornece para a sua instituição de ensino algumas informações importantes, como nome, e-mail, telefone e cargo.

A partir disso, você será capaz de estreitar o relacionamento com esses leads e nutri-los, até que se tornem potenciais alunos.

 

Leia também: Como ser a melhor opção para o aluno nos marketplaces.

 

 gerar leads para a sua universidade

 

Como aproveitar materiais de sua IES nas estratégias de Marketing de Conteúdo?

 

A sua instituição de ensino tem, sem sombras de dúvida, uma grande quantidade de conteúdos que podem ser disponibilizados na internet.

Esses materiais podem se tornar uma ferramenta estratégica de Marketing de Conteúdo, a fim de nutrir e gerar leads para a sua universidade.

Confira algumas de nossas sugestões de materiais que sua instituição já produz e que podem se transformar em um rico conteúdo para seu site.

 

  • Vídeo-aulas: disponibilize vídeos de seminários e palestras que já aconteceram na sua instituição de ensino, ou grave as aulas de seus professores. Além do conteúdo riquíssimo, os palestrantes e convidados ainda poderão divulgar esses vídeos, aumentando ainda mais o tráfego no site de sua instituição de ensino.

 

  • Minicurso com certificação: além da facilidade de acesso proporcionada pela tecnologia, a certificação desperta o interesse de profissionais que desejam melhorar o currículo. Crie cursos de curta duração e, através de uma plataforma EaD, proporcione certificação ao seu lead.

 

  • Artigos científicos e acadêmicos: seus professores e alunos realizam excelentes trabalhos e escrevem bons artigos? Que tal disponibilizar esse conteúdo? Além de incentivar e divulgar a pesquisa científica de sua instituição e contribuir para a ciência brasileira, você atrai novos leads e potenciais alunos.

 

  • Slides de aulas: disponibilize, também, os slides que seus professores utilizam em sala de aula. Assim, você estimula uma melhor qualidade de ensino e divulga o rico conteúdo que sua faculdade oferece.

 

  • Provas antigas, simulados e testes online: que tal liberar as antigas provas e simulados da sua instituição de ensino? Uma forma atrativa e interativa para isso é disponibilizar esse conteúdo no formato de teste online.

 

  • Infográficos: não são apenas os materiais didáticos que podem fazer parte dessa estratégia. As próprias estatísticas de sua instituição podem virar infográficos interessantíssimos para os leads. Quais são os cursos mais populares? Utilize dados que tem à sua disposição para atrair potenciais leads.

 

Essas foram algumas sugestões para aproveitar conteúdos que já são produzidos por sua instituição de ensino, transformando-os em materiais ricos para gerar leads.

Além deles, há muitos outros tipos de conteúdos – nos mais diversos formatos – que você pode produzir e disponibilizar no site da faculdade.

Uma dica preciosa é a produção de vídeos.

Para lembrar

 

Anote os principais pontos abordados neste artigo:

 

  • Lead é alguém que demonstrou interesse por seu conteúdo;
  • Potencial aluno e lead não são a mesma coisa, mas um lead pode vir a ser um aluno em potencial;
  • Gerar leads possui muitos benefícios para sua instituição, inclusive otimiza seu processo de captação;
  • É recomendado que o lead ofereça seus dados de forma voluntária;
  • Além de gerar, é importante nutrir os leads. E o e-mail marketing é uma estratégia para isso;
  • Você pode aproveitar muitos materiais que sua instituição já possui, transformando-os em conteúdo de qualidade para seu site.

 

Ficou clara para você a importância de atrair e gerar leads para a sua instituição de ensino?

Se deseja implantar essa estratégia na sua universidade mas ainda tem dúvidas sobre como aplicá-la na realidade de sua instituição, convido você a conversar, gratuitamente, com um de nossos especialistas.

Será um prazer ajudá-lo!

 

O que você achou deste conteúdo?

Muito RuimRuimRegularBomMuito Bom (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Sérgio Fiuza

View posts by Sérgio Fiuza
Sérgio é VP de Mercado da Quero Educação, startup que já inclui mais de 300 mil estudantes no ensino superior brasileiro por meio da concessão de bolsas de estudo. Além disso, construiu também carreira acadêmica, atuando como professor na Fundação Dom Cabral e Fundação Getúlio Vargas, além de participar de projetos no MIT e na Michigan State University.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top
[números e fatos]
[números e fatos]