Análise preditiva da evasão: conheça a sua importância e saiba como aplicá-la em sua IES

Entenda por que é necessário fazer uma análise preditiva da evasão de seus alunos para evitar prejuízos.

Entre as maiores preocupações dos gestores de IES atualmente estão os altos índices de evasão dos estudantes. Para se ter uma ideia, de acordo com dados do Inep, entre todos os alunos do Brasil que ingressaram no ensino superior em 2010, 49% abandonaram os cursos até o quarto ano, em 2014.

Esse fenômeno pode englobar questões financeiras, educacionais e até mesmo subjetivas. Além disso, é influenciado pelo atual perfil dos estudantes, que passou por diversas transformações e hoje é muito diferente.

Muitos alunos precisam trabalhar para conseguir arcar com os custos da graduação, mas, ao longo do curso, acabam encontrando dificuldade de conciliar os compromissos e desistem. Outros evadem por terem perdido o emprego, por exemplo, e há ainda aqueles que simplesmente não se identificam com o curso escolhido.

Sejam quais forem as causas, as desistências contribuem diretamente para a diminuição da lucratividade dos negócios e, se não houver estratégias para diminui-las, há grandes chances de que uma IES enfrente um desequilíbrio nas contas.

No entanto, antes de elaborar estratégias de contingência e prevenção, é preciso diagnosticar as origens desse problema. Por isso, contar com uma análise preditiva da taxa de evasão de sua IES certamente ajudará a lidar com essa questão, encontrar soluções e melhorar a retenção.

Vale lembrar que, durante esse processo, que requer a análise de diversos dados de sua instituição de ensino, é interessante contar com a ajuda de um especialista em inteligência educacional da Quero Educação.

Para ajudar você a compreender como funciona a análise preditiva da evasão em uma IES, vamos tratar das seguintes questões:

  • O que é análise preditiva;
  • Como ter uma boa análise preditiva da evasão de alunos;
  • Como é possível entender melhor sua IES por meio de dados.

O que é análise preditiva e como utilizá-la?

A análise preditiva, prática mais comum nas IES dos EUA e que agora está se tornando conhecida no Brasil, é um processo de seleção e estudo de uma grande quantidade de dados variados, visando encontrar padrões e, dessa forma, prever comportamentos.

Para implementá-la em sua IES, é preciso utilizar-se de tecnologias capazes de captar esses dados e transformá-los em indicadores relevantes para os seus objetivos. Por isso, contar com softwares de gestão e análise de dados é fundamental para adotar a análise preditiva.

Além disso, é importante contar com o auxílio de analistas de inteligência de dados que possam monitorar os indicadores, observar tendências e realizar previsões, de modo a auxiliar os gestores na tomada de decisões. Você pode ter esses profissionais em sua equipe ou contratar consultorias especializadas.

Com uma análise aprofundada e personalizada com pesquisas feitas diretamente com os alunos, bem como estudos do comportamento dos estudantes matriculados em sua IES, é possível obter informações preditivas e insights acerca da taxa de evasão.

Dessa forma, é possível encontrar soluções e traçar estratégias para melhorar a retenção de alunos, inclusive com atuação pontual nos diferentes perfis de alunos. Além disso, com esses dados em mãos, pode-se projetar a capacidade de sala e o fluxo de caixa já esperando uma evasão. Assim, sua IES não será surpreendida com prejuízos.

Entendendo esses padrões de comportamento e as características dos alunos, é possível até mesmo saber, desde o momento da captação, a possibilidade de o aluno se tornar inadimplente ou evadir. Por isso, a análise preditiva pode ajudar também a encontrar soluções para reduzir os índices de inadimplência de sua IES.

Como entender melhor a sua IES por meio de indicadores?

Como você pôde perceber, a análise preditiva das taxas de evasão proporciona vários benefícios à sua IES, ajudando a formular estratégias de retenção de alunos e até mesmo a evitar os casos de inadimplência.

No entanto, há muitos outros dados que uma IES precisa analisar para identificar riscos e falhas, antever o insucesso de projetos e, assim, fazer mudanças em estratégias para conseguir alcançar os seus objetivos.

Dessa forma, contar com fontes de indicadores atualizados do mercado educacional, como o Panorama do Ensino Superior Privado 2018, bem como métodos de análise dos dados internos da organização permite entender exatamente sua situação atual, além de ajudar a entender o cenário em que sua IES está inserida.

Assim, é possível identificar oportunidades do mercado, compreender as possíveis ameaças e antecipar tendências, além de identificar forças e fraquezas que podem ser trabalhadas.

Nesse processo, a implementação de ferramentas de análise de dados pode ser muito útil, ajudando não somente na otimização dos processos e no aumento da produtividade, mas também na captação e organização de dados, tornando mais fácil o processo de análise.

Por fim, implementar a análise de indicadores sem a ajuda de profissionais de inteligência de mercado pode ser uma tarefa muito difícil. Sabendo disso, muitas organizações têm contratado consultorias ou analistas de business intelligence para monitorar, organizar e analisar indicadores.

Com a implementação da análise de dados em sua IES, será possível obter diversos benefícios, como a tomada de decisões mais acertada, a facilidade de encontrar novas soluções para seus problemas – como a evasão e a inadimplência –, a otimização de processos e a diferenciação frente aos concorrentes por meio da adoção de estratégias inovadoras.

Para lembrar

Agora que você já sabe a importância de contar com uma análise preditiva da evasão de alunos de sua IES, relembre alguns pontos importantes:

  • Os altos índices de evasão nas universidades são um problema que vem preocupando os gestores de IES em todo o país;
  • Para conseguir solucionar esse problema, é possível utilizar a análise preditiva da taxa de evasão;
  • O método da análise preditiva analisa indicadores diversos a respeito dos estudantes de sua IES, ajudando a prever evasões e pensar em estratégias para evitá-las.
  • A análise de dados em uma instituição de ensino é essencial, pois permite identificar falhas, antever riscos e oportunidades e tomar decisões estratégicas baseadas em dados.

Este conteúdo foi útil para você? Se desejar saber mais acerca de indicadores e inteligência educacional, basta acessar esta página e preencher o formulário para que um de nossos especialistas entre em contato mostrando como podemos ajudar a melhorar os resultados de sua IES.

O que você achou deste conteúdo?

Muito RuimRuimRegularBomMuito Bom (média: 5,00)
Loading...

Pedro Balerine

View posts by Pedro Balerine
Pedro é Diretor de Inteligência Educacional da Quero Educação, startup que já inclui mais de 300 mil estudantes no ensino superior brasileiro por meio da concessão de bolsas de estudo. Além disso, construiu carreira no mercado financeiro e inteligencia educacional, atuando como Business Analyst no grupo Citi e Market Intelligence no grupo Kroton.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top
[números e fatos]
[números e fatos]