8 ferramentas e serviços digitais para maximizar seu número de matrículas

Confira como aumentar o volume de matrículas da sua faculdade com o auxílio das melhores opções do mercado digital.

Tempo de leitura: 6 minutos. Você vai ler sobre:

  • Ferramentas para terceirizar serviços da IES
  • Ferramentas para maximizar sua captação
  • Ferramentas de marketing e vendas em geral

A captação de alunos é um processo naturalmente intenso para as faculdades. Um plano de execução conta com diferentes frentes, para que se possa maximizar o número de matrículas realizadas nas instituições de ensino.

Quais ferramentas você tem utilizado para fazer com que suas ações sejam bem-sucedidas e alcancem de forma efetiva o público-alvo da sua IES?

Contar com empresas parceiras para potencializar a captação de alunos da sua faculdade é um fator muito importante, pois suas possibilidades de atuação no mercado educacional se expandem.

Além disso, você conta também com um know-how de empresas que possuem experiência nos setores que atuam e indicam os caminhos mais confiáveis para alcançar as suas metas de captação com qualidade.

Após a leitura deste texto, você irá ter acesso a um panorama repleto de diferentes ferramentas oferecidas por empresas focadas no mercado educacional e incríveis ferramentas de marketing que podem te auxiliar no seu plano de captação:

ferramentas digitais para maximizar seu número de matrículas

1 – Ferramentas para terceirizar serviços da IES

São diversas as opções disponíveis atualmente no mercado para aprimorar a sua comunicação com um potencial aluno. O telefonema ainda é um canal muito importante, mas você sabia que o WhatsApp também pode ser uma ótima ferramenta para a captação da sua IES?

Muitas faculdades não contam com espaço ou colaboradores suficientes para realizar o atendimento ao aluno, e é nessa frente que o Grupo Unite atua. A empresa promete um atendimento humanizado e com tecnologia de CRM próprio para os seus alunos

Com quase duas décadas de experiência no mercado educacional, a Unite oferece soluções em plataformas proprietárias de disparos de SMS, WhatsApp, tele mensagem, e-mail marketing, chat, entre outros.

Se a sua instituição de ensino precisa de apoio na área do marketing, a Educa Worlwide possui números impressionantes de captação ao redor do planeta. Com experiência de mais de trinta anos na área educacional, a empresa conta com mais de 1500 clientes atendidos e mais de 7 milhões de alunos captados.

A empresa oferece como um de seus principais serviços um software próprio com foco no segmento educacional. Assim é possível ter integração com o CRM e conferir em tempo real como estão os resultados das campanhas.

Além de oferecer consultoria completa de marketing educacional e pesquisa de mercado, a empresa trabalha com os leads gerados pela faculdade, busca entregar ferramentas e pesquisas para fidelizá-los e convertê-los, oferecendo relatórios para subsidiar ações com dados concretos.

2 – Ferramentas para maximizar sua captação

A Quero Educação conta com uma sólida plataforma de marketplace educacional para auxiliar a sua IES a maximizar o número de matrículas. O Quero Bolsa é uma forma de conexão entre a faculdade e alunos que buscam realizar o sonho de cursar o ensino superior com um preço que eles possam pagar.

Com um portal intuitivo e simples, que lista as opções de busca e de interesse do aluno, o Quero Bolsa realiza o processo de atração do aluno e de pré-matrícula na IES. Em um ambiente de concorrência de mercado, a sua faculdade precisa se destacar no marketplace educacional para ser a opção final do cliente.

O ranqueamento do Quero Bolsa no Google é expressivo, assim como sua presença online nas redes sociais. A empresa é reconhecida por sites como o Reclame Aqui por seu ótimo atendimento e satisfação dos usuários.

Mais de 1000 IES já estão no Quero Bolsa e contam com suporte para potencializar a captação de alunos e fortalecer suas marcas. Confira como crescer sua instituição com o Quero Bolsa.

A CRM Educacional possui uma excelente plataforma para que a captação de alunos possa ser gerida em todas as suas etapas. O sistema da CRM ajuda a aprimorar seu relacionamento com o aluno e oferece suporte a diferentes ações para que você se relacione com o perfil de público que busca.

Desde potencialização de alcance, passando pela comunicação até a retenção de alunos, o serviço da CRM possibilita contato contínuo, automatizado e integrado com soluções de marketing, como e-mail e SMS. As atividades dos times de marketing, call center e comercial externo também podem ser geridas no software.

A importância das redes sociais é cada vez mais reconhecida no mercado educacional. Estar distante delas é perder uma das principais formas de contato com possíveis alunos. Não saber como administrá-las também é um grande problema. E é nesta frente que a Planeta Y atua.

Já pensou em atrair novos alunos pelo Facebook? Com uma ferramenta desenvolvida especificamente para o mercado educacional, a empresa trabalha para que sua faculdade consiga realizar monitoramento, relacionamento, conversão e gestão de mídias sociais.

A PY age na área de branding, com a gestão e reputação da sua marca, estratégias de engajamento que se convertam em matrículas, atendimento, inteligência de mercado e análise de concorrência.

  • QuinStreet – aquisição de clientes específicos

O objetivo da QuinStreet é conectar os clientes com sua IES por meio de tecnologias de marketing de performance. A empresa atua em sites ligados ao universo educacional e do vestibular, permitindo que a sua IES seja vista onde o interessado em ingressar no ensino superior está.

Com 9 milhões de acessos mensais, alguns de seus parceiros de operação são os sites Mundo Vestibular, Guia da Carreira, EAD.com.br, Enem Virtual e PasseiWeb.

A intenção do serviço é entregar um número interessante de público qualificado, de marketing engajado e de interação com a sua marca em um ambiente selecionado.

3 – Ferramentas de Marketing e Vendas em geral

  • Soluções de Automação de Marketing

É importante conhecer também as opções presentes no mercado que não são focadas especificamente no mercado educacional, mas que são referência no setor do marketing digital.

A automação de marketing é o processo realizado por uma empresa para utilizar a tecnologia nos processos de acompanhamento das ações do seu time de marketing.

Para isso são utilizados softwares específicos de coleta, mensuração, monitoramento, fluxo e gerenciamento de dados. Desta forma, a equipe pode se concentrar nas estratégias e no acompanhamento das informações.

Algumas das principais plataformas nesta área de atuação são RD Station, Eloqua, Hubspot, Marketo e Mautic.

  • Soluções específicas

Caso a sua instituição já trabalhe com as ferramentas citadas anteriormente e precise de uma solução para um novo plano específico na captação que ainda não esteja sendo coberto, há diversas opções de consultoria e serviços digitais.

Há serviços para quem precisa trabalhar melhor com o e-mail marketing (Sendgrid), com SEO (Agência Mestre), com marketing de conteúdo (Rock Content), performance digital (Fator Digital) ou otimização da conversão (Supersonic), por exemplo.

Trabalhar em conjunto com empresas parceiras é ter auxílio efetivo para aumentar suas matrículas

Você pôde conferir nesse artigo  várias ferramentas disponíveis atualmente no mercado digital e educacional que podem maximizar seu número de matrículas e, além disso, auxiliar em sua qualificação e fidelização. Portanto, lembre-se:

  • Tenha em mente quais são as necessidades da sua IES no momento e o que ela precisa para crescer.
  • Procure automatizar atividades que custarão menos se realizados com sistemas automatizados e que poderão permitir que o foco da sua equipe seja direcionado para outras ações.
  • É importante não deixar os softwares agirem como indivíduos isolados.  Dados sozinhos não geram ações efetivas. Assim que gerados, precisam ser trabalhados e analisados pelo time responsável.
  • Busque consultoria sobre o assunto e esteja antenado às tendências do mercado educacional.

A Quero Educação possui uma equipe preparada para auxiliar sua instituição de ensino em estratégias para a captação de alunos.

O que você achou deste conteúdo?

Muito RuimRuimRegularBomMuito Bom (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...

Sérgio Fiuza

View posts by Sérgio Fiuza
Sérgio é VP de Mercado da Quero Educação, startup que já inclui mais de 300 mil estudantes no ensino superior brasileiro por meio da concessão de bolsas de estudo. Além disso, construiu também carreira acadêmica, atuando como professor na Fundação Dom Cabral e Fundação Getúlio Vargas, além de participar de projetos no MIT e na Michigan State University.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top
[números e fatos]
[números e fatos]