4 motivos para garantir agora mesmo o seu Panorama do Ensino Superior

Quer descobrir como pensa o estudante da sua IES? Precisa obter dados exclusivos do Ensino Superior para transformá-los em estratégias de captação e retenção de alunos?

 

Com o Panorama do Ensino Superior 2018, oferecemos dados exclusivos sobre os alunos matriculados nas instituições de ensino brasileiras.

O relatório segue sua tradição em apresentar dados proprietários, obtidos a partir de pesquisas realizadas pelo próprio setor de inteligência de mercado da empresa, que ouviu mais de 50 mil estudantes de diversas regiões do país.

 

 

A partir da leitura do Panorama do Ensino Superior 2018, a IES passa a ter acesso a um trabalho completo sobre o mercado do Ensino no Brasil, com insights que transitam entre os perfis dos alunos e as estratégias que mais geram fortalecimento de marca para as instituições.

Neste artigo, vamos apresentar:

  • Os principais motivos para adquirir o Panorama do Ensino Superior 2018;
  • Como o Panorama do Ensino Superior 2018 contribui para a criação de estratégias eficazes para uma IES.

 

panorama do ensino superior

 

1 – Um Raio-X completo sobre os estudantes da sua universidade

O Panorama do Ensino Superior 2018 chega com o objetivo de suprir a necessidade das IES’s por uma pesquisa completa do mercado de ensino e que demandaria tempo e dinheiro caso fosse realizada pelas próprias instituições.

Muitos dos relatórios dedicados à educação utilizam dados abertos já disponibilizados pelo MEC e por outros institutos de pesquisa da área. O Panorama também apresenta essas e outras informações, obtidas a partir de indicadores públicos e a partir de entrevistas realizadas com grandes nomes do setor de ensino.

Mas há um diferencial: o Panorama do Ensino Superior 2018 oferece dados exclusivos, coletados a partir de metodologias originais da Quero Educação.

Houve a aplicação de técnicas de survey que coletaram informações diretamente da fonte, ou seja: por meio do contato direto aos mais de 50 mil alunos que acessaram a plataforma desenvolvida especialmente para o Panorama.

Graças à diversidade dos públicos participantes da pesquisa, foram aplicadas práticas de clusterização que permitiram a categorização dos principais perfis de estudantes que frequentam as IES’s.

Com os dados coletados, houve a realização de análises de previsões comportamentais dos alunos, além da apresentação de respostas sobre algumas das principais questões do mercado, mas que geralmente são pouco contempladas por boa parte dos estudos da área, conforme apresentaremos a seguir.

 

2 – Dados inéditos sobre o setor de Pós-graduação

A pós-graduação é uma das áreas de maior crescimento no Ensino Superior brasileiro.

É uma área que ganha cada vez mais atenção do mercado, mas ainda é pouco conhecida. No entanto, há poucos trabalhos dedicados a coletar dados sobre os principais cursos de MBA, lato e stricto sensu de educação continuada.

No Panorama do Ensino Superior 2018, coletamos dados sobre o perfil do estudante que parte para a pós-graduação: quem são, quais foram os motivos para escolher o curso e o que esperam da IES escolhida.

Os alunos responderam as questões pela plataforma do nosso portal, um espaço único de ouvidoria para relatos de uma área que ainda é objeto de poucas pesquisas.  

Também foi possível ouvir os alunos que ainda não ingressaram em cursos de educação continuada, mas estão dispostos a realizarem esse investimento. Há dados sobre como procuram os cursos e o quanto estão dispostos a pagar pela pós.

Dessa forma, IES que já investem na área podem pensar em formas de aperfeiçoar os serviços prestados ao seu corpo discente. E instituições que ainda não contam com esses cursos conhecem um pouco mais sobre as possibilidades encontradas no mercado.

 

panorama do ensino superior

 

3 – Descubra quanto o aluno quer pagar pelo seu curso

No Panorama do Ensino Superior 2018, não havia apenas a preocupação em descobrir os perfis dos alunos das IES’s.

Alguns dos relatos obtidos revelaram  a percepção da marca das instituições pelos alunos e suas preferências em relação aos serviços recebidos.

A partir do contato constante com os alunos, foi possível descobrir, por exemplo, o quanto eles estão dispostos a pagar pelo ensino que recebem ou estão interessados em receber (no caso daqueles que ainda não estão matriculados, mas ainda integram o escopo dos dados coletados pela pesquisa).  

O Panorama do Ensino Superior 2018 também é um dos poucos relatórios a trabalhar com a prática do Yeld Management na educação, conceito já abordado em edições anteriores e que estabelece princípios de gestão financeira no planejamento estratégico de uma IES.

Com o yeld management, explicamos, a partir dos resultados apresentados, como a IES pode pensar em estratégias que respeitem a diversidade do seu público, como o pagamento diferenciado de matrículas, por exemplo.

 

Veja também: Como lidar com mensalidades diferentes entre colegas da mesma turma

 

4 – Cobertura de todas as etapas de gestão de uma IES

O Panorama do Ensino Superior 2018 oferece uma abordagem inovadora para pensar em todas as etapas das estratégias de negócios de uma IES.

É uma proposta em que a análise de mercado vai muito além dos dados relacionados à captação dos alunos, passando por todos os processos que fazem parte de uma gestão de ensino.  

Com o relatório, a IES consegue observar seu posicionamento no mercado, compreendendo de que forma ocorre o alcance de sua marca e como está sua reputação de acordo com a realidade enfrentada pelas demais instituições.

A partir dos resultados encontrados, o Panorama também oferece dicas das estratégias que são mais bem-sucedidas para o fortalecimento da marca de uma IES e o controle sobre situações recorrentes com os alunos.

O que chama a atenção do potencial aluno para a IES? Como manter a credibilidade? Como evitar a inadimplência entre os alunos matriculados? São algumas das questões que exemplificam o compromisso do Panorama em apresentar um quadro abrangente sobre os principais processos que uma IES precisa trabalhar para se manter no mercado.  

 

O que fazer com os dados apresentados pelo Panorama do Ensino Superior 2018?

Com os dados divulgados pelo Panorama do Ensino Superior 2018, a IES pode estabelecer novas estratégias voltadas não apenas para a captação de alunos, mas para a retenção dos já matriculados.

A IES pode pensar sobre a implementação de estratégias que aperfeiçoem o relacionamento com o aluno e fortaleçam a marca.

Com o Panorama do Ensino Superior 2018, a preocupação não está direcionada ao aumento de matrículas ou de concessão de bolsas a estudantes: mas a melhorias na gestão de ensino das IES’s.

 

panorama do ensino superior

 

Gostou dos motivos?

Que tal obter agora mesmo os dados exclusivos do Ensino Superior para transformá-los em estratégias de captação e retenção de alunos?

Clique na imagem e garanta já o seu Panorama do Ensino Superior.

 

O que você achou deste conteúdo?

Muito RuimRuimRegularBomMuito Bom (média: 5,00)
Loading...

Pedro Balerine

View posts by Pedro Balerine
Pedro é Diretor de Inteligência Educacional da Quero Educação, startup que já inclui mais de 300 mil estudantes no ensino superior brasileiro por meio da concessão de bolsas de estudo. Além disso, construiu carreira no mercado financeiro e inteligencia educacional, atuando como Business Analyst no grupo Citi e Market Intelligence no grupo Kroton.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top
[números e fatos]
[números e fatos]